Imagem de capa da página Peneira Molecular

Peneira molecular é um material com poros homogêneos, de tamanhos similares a pequenas moléculas, logo, retém seletivamente grandes moléculas.

Peneira Molecular

As peneiras moleculares receberam esse nome pois, devido as características de seus poros, que não permitem que grandes moléculas entrem ou sejam absorvidas em seu interior, é como se elas “peneirassem” as moléculas. Sua descoberta deu-se pela observação de minerais como as zeólitas, ou zeólitos, classificados como materiais microporosos.

O processo por peneira molecular não introduz elementos tóxicos ao produto final, possui um custo operacional mais baixo, é extremamente seletivo, além de removerem de maneira muito eficiente a umidade e outros contaminantes de gás líquido e correntes de gás. Ao contrário de outros dessecantes, as peneiras moleculares funcionam em condições desfavoráveis como baixa umidade relativa, e elevada pressão e temperatura. Após aquecimento entre 200 °C e 300 °C as peneiras moleculares se regeneram, evitando seu envelhecimento e aumentando o número de ciclos em que poderão ser usadas.

Zeólitas
São minerais de aluminossilicato (compostos de alumínio, silício e oxigênio) hidratados, e possuem uma estrutura naturalmente porosa. Atualmente são conhecidas mais de 150 zeólitas artificiais e mais de 80 naturais.

Ilustração exemplificando o processo de “peneira” da peneira molecular

Tipos de Peneira Molecular

Tipo 3A
Poro com 3Å* de diâmetro.
Indicado para: secagem de líquidos polares, como etanol e metanol; secagem de propileno, acetileno e 1,3-butadieno.

Tipo 4A
Poro com 4Å de diâmetro.
Indicado para: secagem estática para fluxo de gás e gás líquido, como sistemas elétricos e eletrônicos, remédios, alimentos perecíveis e embalagens químicas.

Tipo 5A
Poro com 5Å de diâmetro.
Indicado para: remoção de tióis, dióxido de carbono e sulfeto de hidrogênio do gás natural, separação de parafina de cadeias cíclicas e ramificadas de hidrocarbonetos.

Tipo 13X
Poro com 10Å de diâmetro.
Indicado para: separação de nitrogênio e oxigênio de correntes de ar, remoção de tióis do gás natural, geração de oxigênio.

* ångström (Å) é uma unidade de medida, sendo 1 Å = 0.0000000001 metros (10-10 m)

Tipos de peneira molecular: 3A, 4A, 5A e 13X

Indicado para as seguintes indústrias

Principais indústrias que fazem uso de peneira molecular

Aplicações da Peneira Molecular

> Secagem e remoção de CO de gás natural, GLP, ar, gases inertes e atmosféricos
> Remoção de hidrocarbonetos, amônia e metanol de correntes gasosas (tratamento de gás de síntese de amônia) em sistema de freios a ar de ônibus caminhões e locomotivas

Peneira molecular da GRF Dessecantes

Vantagens da Peneira Molecular

> Dessecante com ótima capacidade para capturar umidade, com eficiência de reter em seus canais 20% do seu peso em água
> Não contém moléculas de fósforo em sua formulação
> O uso da Peneira Molecular dispensa o uso de quaisquer outros insumos químicos

Fechar Menu