Imagem de capa da página Carvão Ativado

O carvão ativado tem a capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando, portanto, um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.

Carvão Ativado

Carvão Ativado é um tipo de carvão obtido através da queima de certos tipos de madeiras de aspecto mole, a uma temperatura entre 800°C a 1000°C, controlada e com baixo teor de oxigênio, evitando a queima total e perda da porosidade do material.

Estrutura

Com uma área de superfície interna muito grande (cerca de 1.500 m²/g), a estrutura do carvão ativado é altamente porosa, com uma gama aleatória de diferentes medidas de poros, desde cavidades visíveis a tamanhos moleculares.

O uso do carvão ativado é baseado, principalmente, no fenômeno de superfície conhecido como adsorção, no qual moléculas de um gás ou líquido aderem à superfície interna ou externa de um sólido.

Produção

A produção do carvão ativado pode ser dividida em processos térmicos e químicos, ambos em elevadas temperaturas. E quando impregnado com os produtos químicos apropriados, suas propriedades para certas aplicações são amplamente melhoradas.

Diversos tipos, gramaturas de carvão ativado. Desde os grãos maiores, até o carvão em pó.
Diferentes tipos de carvão ativado

Usos do Carvão Ativado

Alguns dos usos mais comuns do carvão ativado são no tratamento de águas e na elaboração de filtros adsorventes de gases, pois retém elementos poluentes e impurezas em seus poros.

Para água e líquidos

> Remediação de águas subterrâneas, tratamento de água potável, removendo gostos, odores, e micro poluentes (como pesticidas)
> Tratamento de águas residuais, removendo traços orgânicos, desodorizando e descolorando
> Purificação de matérias-primas , óleos, gorduras, bebidas, descoloração de glicose e açúcar, alimentos, produtos farmacêuticos, químicos, e alimentícios
> Processos catalíticos

Para ar e gases

> Purificação do ar e proteção do ambiente (desodorização, remoção de solventes e hidrocarbonetos, remoção de dioxinas, mercúrio e outros oligoelementos dos gases de combustão)
> Gases de processos de limpeza (remoção de contaminantes do hidrogênio, dióxido de carbono, gás natural, gás de aterro, recuperação de solventes)
> Proteção de respiração (máscara de gás, remoção de compostos tóxicos prejudiciais)
> Ventilação de tanques

Indicado para as seguintes indústrias

Principais indústrias que fazem uso de carvão ativado
Fechar Menu