Diferença entre TNT e Tyvek

Diferença entre TNT e Tyvek

Uma das grandes dúvidas dos clientes em relação aos nossos produtos é sobre a diferença entre o TNT e o Tyvek®, materiais utilizados nas embalagens de dessecantes.

Assim como existem diferentes materiais dessecantes, com diferentes propriedades, também existem diferentes materiais de embalagem, com diferentes capacidades e particularidades.

Por isso, nesse post, vamos explicar as diferenças e melhores aplicações de cada um desses materiais.

TNT

Na indústria têxtil o nome TNT, ou tecido não tecido, é dado aos tecidos que não são tecidos nem tricotados, ou seja, não passam por processos têxteis como fiação, tecelagem ou malharia, como por exemplo o feltro ou o “poliéster”.

O TNT é formado pela união de fibras descontínuas e contínuas, curtas e longas, unidas com tratamentos químicos e mecânicos, além de tratamentos com calor, pressão e solventes.

O baixo custo desse não tecido se dá por conta da capacidade produtiva, sendo muito utilizado em festas, decorações e artesanatos em geral, tanto pela variedade de cores, quanto pela facilidade de ser trabalhado. Porém não é recomendado que seja amassado, pois as fibras serão reposicionadas, fazendo o TNT perder sua forma original.

A principal desvantagem desse material é que ele não possui força e resistência suficientes a menos que receba reforços ou seja densificado.

Alguns exemplos de utilização de não-tecidos são:

  • Interiores de automóveis
  • Carpetes
  • Forração de estofados
  • Fraldas infantis
  • Absorventes higiênicos
  • Proteção de estufas
  • Telas de filtro
  • Tecidos hospitalares
  • Tecidos higiênicos
  • Sachês de chá
  • Sacolas de mercado
  • Travesseiros
  • Colchões
  • Materiais de limpeza
  • Envazamento de plantas
  • Estofamento
  • Máscaras faciais
  • Isolamento acústico

Entre muitos outros usos para as mais diversas indústrias.

Já como embalagem de dessecante para exportação, o TNT, apesar de ser bastante utilizado por algumas empresas, não é o mais indicado, principalmente porque existem opções melhores no mercado.

Por ter um custo relativamente menor o TNT ainda é muito procurado pelas pessoas responsáveis pelas exportações, porém é preciso estar atento aos tipos de indústrias e cargas aos quais ele não é muito indicado.


Dupont™ Tyvek®

Tyvek® é um material exclusivo e marca registrada da empresa americana DuPont™, uma das maiores empresas químicas do mundo com mais de 200 anos de existência, em mais de 90 países, e líder mundial em segurança industrial.

Tyvek® é todo um grupo especial de produtos à base de fibras puras de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), com alta rigidez, resistência e durabilidade. É utilizado nas mais diversas indústrias, desde impressões à roupas e materiais de segurança.

Fabricação

Esse material consiste em um não-tecido sintético que é formado por fios contínuos muito finos, que são torcidos e interconectados, e depois unidos por pressão e calor, formando folhas altamente rígidas, opacas e densas. O grande número de ligações de fibras por área resulta em uma superfície estável e mais resistente que o papel. Já a mobilidade das fibras permite uma textura parecida, porém mais rentável e versátil, que o tecido.

As folhas de Tyvek® são brancas, não tóxicas e não reagem quimicamente, além de não conterem aglutinantes, ou seja, agentes colantes, em sua formulação.

Esse é um material muito forte e muito difícil de ser rasgado, porém pode ser cortado com lâminas, tesouras ou facas com certa facilidade.

Essas características conferem aos produtos feitos com Dupont™ Tyvek® alta impermeabilidade, resistência e durabilidade, com mínimo risco de vazamento e rompimento.

Impermeabilidade

Além da altíssima resistência, outro grande diferencial desse material na fabricação de embalagens para dessecantes é a impermeabilidade, ou respirabilidade. Essa característica confere ao material a capacidade de permitir que apenas o vapor de água consiga passar por ele, enquanto a água líquida fique retida.

Isso se deve à rede de milhões de micro poros que são grandes o suficiente para permitir a passagem da água em forma gasosa, enquanto barram a passagem da água em estado líquido.

Essa propriedade é de extrema importância na fabricação das embalagens de dessecantes, pois permite que a umidade presente no ar entre nas embalagens, reaja com o produto dessecante, e, quando entrar no estado líquido, não corra o perigo de atravessar para o lado de fora da embalagem, vazando no interior do container, e danificando os produtos.

Outras vantagens

  • É durável, resiste a movimentos de dobras repetidos
  • Possibilita costuras, grampos, fixações e colagens
  • É incrivelmente leve
  • Suporta ambientes externos e condições severas
  • É facilmente impresso, principalmente em certas técnicas
  • Moldável, pode ser revestido, soldado, selado, estampado a quente, entre outros
  • Tem alta resistência a fungos e bactérias
  • Pode entrar em contato com alimentos e aplicações estéreis
  • É reciclável

As embalagens de dessecantes feitas com Tyvek® não possuem nenhuma contraindicação, ou seja, são indicadas para todos os tipos de cargas, pois têm total garantia de qualidade. 


Então qual material usar?

Tanto o TNT quando o Tyvek® possuem suas próprias limitações, suas vantagens e desvantagens. Por isso é preciso conhecer bem cada um deles na hora de escolher o dessecante correto para o seu tipo de carga.

Se você busca um menor custo, a embalagem com TNT é uma alternativa, porém é preciso estar atento aos riscos e aos tipos de carga que devem ser evitados.

Mas se você busca garantia, qualidade e segurança, a embalagem com DuPont™ Tyvek® é, sem dúvida, a melhor opção.

Entre em contato com a gente! Nossos consultores estão prontos para te atender e te ajudar a fazer a melhor escolha. E caso a sua dúvida seja um pouco mais técnica, peça para falar com nosso engenheiro, ele o ajudará a entender as necessidades da sua carga e escolher a embalagem certa para o seu caso.

O dessecante DryBox, da GRF Dessecantes, é fabricado com embalagem DuPont™ Tyvek®, garantindo total segurança e garantia no transporte da sua carga, tanto contra vazamentos, quanto contra rompimentos, danos e contaminações.

Também fabricamos o DryStand, com a mesma qualidade do DryBox, porém, sem a proteção que só o Tyvek® oferece.

O DryStand, por ser embalado com TNT possui um custo menor, porém é indicado somente para casos específicos.


Ainda tem alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários ou entre em contato com um de nossos consultores pelo telefone (15) 3442-3438 ou pelo email contato@grfdessecantes.com.br, teremos muito prazer em ajudá-lo a garantir sempre o melhor para as suas cargas.

COMPARTILHE:
Fechar Menu