Imagem de capa da página Alumina Ativada

A alumina é comumente usada como dessecante para tratamento de água, e como catalisador em gás natural e operações de refinação.

Alumina Ativada

Alumina Ativada é uma forma sólida e altamente porosa de óxido de alumínio, o mesmo material que safiras e rubis. Devido à sua elevada porosidade, possui uma área de superfície de aproximadamente 200 m² por grama, ou seja, tem uma grande quantidade de poros que o atravessam, como se fossem túneis.
A Alumina pode ser usada como dessecante, que é uma substância com grande afinidade com a água, e tem efeito de secagem sobre a sua atmosfera local, assim como dentro de recipientes selados. Como dessecante, a alumina ativada funciona através do processo de adsorção.

Absorção e Adsorção

A absorção é um fenômeno de massa, ou seja, ocorre quando um sólido é embebido por partículas de gases ou líquidos, que são incorporados ao seu volume. Como, por exemplo, quando uma esponja absorve água, podendo vazar ou simplesmente evaporar após algum tempo.

Já a adsorção é um fenômeno de superfície, ou seja, as partículas se aderem e ficam retidas na superfície do sólido, ligadas aos poros, mas sem alterar seu volume. Uma vez dentro da esfera de Alumina, a substância não sairá a menos que seja consideravelmente aquecida.

Ilustração mostrando a diferença entre absorção e adsorção

Usos da Alumina Ativada

Alumina é um ótimo dessecante para secar o ar e outros gases com alta umidade. Geralmente a secagem dos gases, principalmente os voláteis, é necessária para o transporte seguro, para evitar problemas como a corrosão de equipamentos, o que pode resultar em vazamentos perigosos.

Além de água, ela também pode adsorver outros elementos, como arsênio, cobre, chumbo e flúor, o que a torna indicada para o uso em purificação de água em instalações municipais, industriais e até domésticas.

Em todas estas situações a Alumina Ativada pode ser uma forma econômica e eficiente de remover substâncias indesejadas ou perigosas no ambiente. A sua capacidade de se ligar a estas substâncias torna possível capturá-las numa forma estável. Quando o material é finalmente eliminado, as substâncias indesejadas não lixiviam de volta para o ambiente, mas sim permanecem ligadas à Alumina.

Tipos de alumina ativada

Nossas Aluminas

Descrição
Feita de Óxido de Alumínio (alumina; Al2O3)

Aplicação
Muito utilizado para a secagem em indústrias eletrônica, têxtil e oxidante, também como adsorvente na indústria de classificação de ar. É indicado especialmente para equipamentos de recuperação de temperatura atmosférica. Também usado como agente de desfluoretação de água potável.

Descrição
Especialmente desenvolvido para aumentar a adsorção de água e área de superfície.

Aplicação
Sistemas de secagem/separação de ar

Descrição
Enchimento cerâmico de alta estabilidade, significativa corrosão ácida e resistência ao calor.

Aplicação
Muito utilizadas em indústrias químicas, de petróleo, e de gás natural. O alto teor de alumínio torna-as ideais para ambientes ácidos ou alcalinos. Ideal para plantas de gás natural liquefeito.

Descrição
Este produto utiliza um transportador especial de alumina ativada, que possui duas vezes mais capacidade de adsorção que produtos similares. Através da forte oxidação do permanganato de potássio, reduz o gás prejudicial da decomposição da oxidação do ar, deixando o ar mais limpo.

Aplicação
Adsorção de: dióxido de enxofre, cloro, NX, sulfeto de hidrogênio entre outros gases.

Fechar Menu